quarta-feira, 31 de outubro de 2012



MOSQUITO

Está você, no auge do verão, totalmente descoberto, seminu,   dormindo em sono  profundo ZZZZZZZZZZZZZZZZZ quando é, deste modo, interrompido: ZZZZZZZZZBZZZZZUBZZZUBZUU. É um mosquito zumbidor, daqueles que, não contente em devorá-lo,  ainda anuncia os seus feitos. Só para você acordar, começar a coçar e perder o sono. E que não se pense que irá reencontrá-lo com facilidade. O sono, não o mosquito porque, depois de se pôr as coceiras em dia e encontrar uma posição aconchegante para continuar a noite, lá vem ele, o insaciável, anunciando que lhe vai saborear mais um pouco. Então, tudo o que você faz para enfrentar o inimigo invisível é agitar os braços em todas as direções e sacudir o lençol recolhido,  às pressas, do chão para ser usado como arma de ataque e mosquiteiro improvisado. Sim, apesar do calor, sem saber se seu objetivo assassino foi alcançado, por precaução você se cobre todo, não deixa nem o nariz de fora porque leu em algum lugar que os mosquitos se orientam no escuro pela respiração de suas vítimas. Logo, só se tem duas opções para se livrar do malvado: cobrir-se totalmente e derreter de calor ou parar de respirar. Então você concentra em se dividir pelas duas possibilidades de modo a lhe permitir a sobrevivência e aí é que não dorme mesmo. Nesse põe-o-nariz-pra-fora-pra-respirar-põe-o-nariz-pra-dentro-pra-se-esconder  já a insônia se instalou. Aí você se levanta, acende a luz e, covardemente, parte para a briga. Veja o seu tamanho e veja o dele, seria uma luta desigual não fosse o ele muito mais esperto do que você. Quando você se levantou, ele parou de zumbir; você acendeu a luz e ele subiu no armário e de lá, de asas recolhidas e com um sorrisinho debochado, o observa em  sua inútil busca pelas paredes e cortinas. É quando, então, você se lembra das armas químicas. Um inseticida em cada mão e  todo o quarto é borrifado, menos no alto do guarda-roupa de onde, desconfiado e depois de ter dado um passo atrás, seu algoz o examina. Inútil dizer que, pouco depois  de deitar, satisfeito e aparentemente  vingado, para o seu desespero, começa  novamente a ouvir aquela canção, agora apenas um pouco mais desafinada pois o coquetel de veneno que tanto o ameaçou, deixou-o levemente afônico. E no dia seguinte você levanta com aquela cara de morto-vivo, um verdadeiro zumbi, nome que, evidentemente, teve como fonte inspiradora o mosquito zumbidor. Passa o dia inteiro a bocejar e a tramar represálias.

Existem perguntas que a gente sempre se faz nestes momentos tormentosos como, por exemplo, por que esse micro vampiro não escolhe um ponto anatômico apenas para a sua refeição e ali se satisfaz? por que insiste em fazer vários lanches ao longo do nosso corpo, como se estivesse no McDonald’s? Por que não se entope logo de sangue e vamos todos dormir? Nós temos que ficar acordados só porque ele tem insônia? É apenas um a fazer serenata ou vêm em grupo e se revezam no plantão?   Se alguém souber a resposta para alguma destas perguntas, por favor, não se omita. Devemos conhecer os hábitos de nosso inimigo para melhor combatê-lo.

Uma coisa muito útil que aprendi em minha convivência com esses pequeninos hematófagos é que eles gostam de se acomodar no espelho.  Senão  por vaidade,  por avançada estratégia.  Assim, ele pode ver você se indo em direção a ele, pé ante pé, com o dedo esticado, pronto para esmagá-lo...e escapar a tempo  e talvez até, ousadamente, pousar em sua cabeça enquanto você o procura, por toda parte, em vão. Outro costume verificado é o de tudo observar do alto; ele fica ali no teto, perto da lâmpada, só esperando o anúncio da escuridão para aterrissar em alguma parte desprotegida de sua caça, no caso, você. Por isso, apesar da estranheza que possa causar em amigos e parentes, é aconselhável varrer o teto todas as noites. Em resumo, o meliante compensa o seu pouco tamanho com fabulosos estratagemas. É, portanto, uma ameaça desconhecida, quase invisível e totalmente ardilosa.

Existem três maneiras naturais e efetivas de se matar um mosquito. A curto prazo, aconselha-se a aquisição de  um sapo, por seu exclusivo apetite de insetos. Sei que muita gente, principalmente mulheres, ficará horrorizada com esta solução, não se imaginam, de modo algum, dividindo a cama com  um batráquio qualquer. Mesmo porque há muito os sapos deixaram de se transformar em príncipes. Para essas desesperançadas, oferece-se como resultado a médio prazo, a utilização de uma planta carnívora, mas como bem se sabe, elas, diferentemente dos anuros, não vão em busca de seu alvo, assim como também o fazem os mosquitos, porém, esperam que eles lhe venham  às vegetais mandíbulas, o que não tem tempo determinado para acontecer.
Também a médio prazo pode-se matar por inanição o  inimigo. Ou seja, cortar sua fonte proteica, nem que para isso tenha que se sufocar debaixo da coberta. Essa modalidade requer renúncia e perseverança,  mas traz resultado definitivo e prazeroso pois pode-se acompanhar o definhamento  de seu oponente, dia após dia, sentir o enfraquecer daquele odioso zumbido, cada vez mais débil, até o total silêncio. E, por fim, voltar a dormir descoberto e feliz, torcendo para que não ele tenha deixado parentes vingativos.
Por fim, temos uma solução a longo prazo, que também não agradará a todos e que consiste em colocar uma aranha em cada canto do quarto, para que teçam teias das quais os voláteis  sugadores não escaparão.

A luta é árdua, quase sempre inglória, mas devemos ter em mente que nenhum sacrifício é demasiado em se tratando de enfrentar tão terrível ameaça. Agora, convenhamos, nada é mais divertido que caçá-lo em pleno voo, esborrachá-lo entre as palmas das mãos e ter de volta, ainda que inutilmente,  todo aquele sangue que ele nos roubou.














5 comentários:

  1. Segundo seu conselho, tentei matar os mosquitos do teto na base da vassourada e me escaparam todos. Então apelei para o aspirador de pó é fui bem sucedido kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. No aguardo do próximo!!! Muito bom... rsrs

    ResponderExcluir
  3. Aspirador de pó, esse é o caminho!Quase morri de rir imaginando a cena "Nesse põe-o-nariz-pra-fora-pra-respirar-põe-o-nariz-pra-dentro-pra-se-esconder já a insônia se instalou."

    ResponderExcluir
  4. Muitoooooooooooooo bommmmmmmmmmmm! kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. axo q vou tentar a terceira soluçao ......... :S

    ResponderExcluir